Rio é finalista para as Olimpíadas de 2016 [update]

Rio de Janeiro é escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A cerimônia de abertura da 121ª Sessão do COI, em Copenhague, na Dinamarca, ocorreu em 1 de outubro de 2009.

Em discursos oficiais, o presidente do Comitê Olímpico Internacional Jacques Rogge e a Rainha da Dinamarca Margarida II elogiaram as cidades candidatas e o processo de eleição, um dos mais disputados da história.

A votação eletrônica começou pouco depois das 15 horas (UTC), e as primeiras eliminadas foram, pela ordem, Chicago e Tóquio. Após a eliminação de uma cidade, os membros do seu país ficam aptos a votar nas rodadas seguintes. Rio de Janeiro e Madri chegaram à final, concluída em poucos minutos. Por volta das 17 horas UTC, o Rio de Janeiro foi formalmente declarado vencedor pelo presidente do COI, Jacques Rogge.

Após o anúncio, os resultados da votação foram divulgados:

Cidade NOC 1ª rodada 2ª rodada 3ª rodada
Rio de Janeiro Brasil 26 46 66
Madri Espanha 28 29 32
Tóquio Japão 22 20
Chicago Estados Unidos 18

A candidatura da cidade do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão de 2016 foi oficializada em 7 de setembro de 2007 com o envio de cartas de intenção ao Comitê Olímpico Internacional, após escolha interna que levou em consideração a existência de instalações esportivas de alto nível na cidade, em virtude da realização dos Jogos Pan-americanos de 2007. Além do Rio, seis cidades de três continentes se candidataram.

O projeto prevê a realização dos Jogos em quatro regiões da cidade, interligadas por redes de transporte público e autoestradas. O forte apoio político e popular e a garantia de que haverá recursos para a realização das obras são os pontos fortes do projeto.

Em junho de 2008 o Rio de Janeiro foi anunciado oficialmente como candidato a sede dos Jogos, ao lado de Chicago, Tóquio e Madrid. Foi a primeira vez que a cidade passou na primeira fase do processo do COI, após duas candidaturas eliminadas. Se eleita, será a primeira cidade da América do Sul a receber os Jogos e a quarta do mundo a sediar Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos em um espaço de dois anos.

A fase da candidatura contou com um relatório mais detalhado e a visita da Comissão Avaliadora à cidade, ocorrida em abril de 2009. O Comitê de Candidatura também viajou pelo mundo divulgando o projeto, recebendo elogios e apoio. Apesar disso, polêmicas envolvendo acusações de espionagem e difamação atribularam o processo, que é considerado bastante disputado.

Advertisements

Tags: ,

%d bloggers like this: