Ortega forneceu asilo as integrante das FARC

O Presidente da Nicarágua Daniel Ortega disse que seu governo forneceu asilo a uma mulher identificada como “Esperanza” que estava no acampamento equatoriano das FARC atacado pela Colômbia no inicío de Março.

A suposta integrante das FARC ficou ferida durante o ataque e está num hospital nicaraguense. Ortega disse que resolveu acolhê-la por “razões humanitárias”. “Porque somos respeitosos com os direitos humanos damos proteção às pessoas, independente dos países que elas são”, acrescentou.

Com “Esperanza” já são quatro supostos integrantes das FARC acolhidos pelo governo nicaraguense este ano. Duas colombianas receberam asilo em maio e uma mexicana em abril.

O Presidente da Colômbia Álvaro Uribe fez uma crítica aos países que tem por costume dar asilo a integrantes das FARC. Segundo Uribe: “Asilar terroristas é violar as normas de asilo(…) é violar as normas das Nações Unidas.”

As declarações de Uribe ocorrem depois de o Presidente da Nicarágua Daniel Ortega ter anunciado proteção a mais uma suposta integrante das FARC.

Além da Nicarágua, Venezuela, Equador e Brasil forneceram proteção a integrantes da narcoguerrilha colombiana. Uribe está em Atlanta onde participa do Fórum de Competitividade das Américas.

Advertisements

Tags:

%d bloggers like this: